Marketing Digital

Quer vender? Então mostre que você existe.

"Se eu tivesse 1 real, sem dúvidas, investiria em marketing" - Washington Olivetto

O que é funil de vendas?

O funil de vendas (ou pipeline) é um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio.

É um modelo estratégico que mostra cada etapa seguida pelo consumidor até fechar a compra.

No funil é ilustrado cada parte da venda, desde o primeiro contato com a sua empresa à pesquisa feita pelo consumidor sobre o item e o mercado que o comercializa, até chegarmos na ação da própria compra.

Existem camadas no funil de vendas. Ele não é um processo homogêneo, mas ocorre por várias etapas.


Topo do funil

O topo é a parte mais larga do funil, conhecido também como a parte da consciência. Aqui a pessoa não está ciente sobre uma determinada necessidade ou problema que ela tenha. Em outras palavras, ela não busca nenhum produto ou serviço e desconhece qualquer demanda. Por isso, ela não é considerado um cliente real (ainda).

A ideia é tornar o visitante em um comprador real. Logo o importante nessa fase é aumentar o tráfego para atrair futuros clientes, isto é, gerar mais leads. Para isso, é importante fazer com que o visitante descubra uma necessidade e tenha interesse na sua empresa para avançar para o meio do funil.

Meio do funil

A segunda camada do funil é onde o futuro cliente já descobriu que tem alguma demanda ou problema e busca sua solução. É o estágio em que ele tem a intenção de comprar um produto ou serviço, mas ainda está em dúvida se deve ou não contratá-lo.

Nesse momento, o futuro consumidor pesquisa mais profundamente sobre a solução que as empresas oferecem e decidem se vão adquirir ou não o item vendido. Quando ele se decide ele avança para o fundo do funil.

Fundo do funil

Na última parte do funil é que a lead qualificada avalia seu produto ou serviço. Ela faz comparações com outras empresas e escolhe qual a melhor alternativa. Em seguida, ela finaliza todo o processo, realizando a compra.

Ao entender as ideias do funil fica bem claro entender como ele é benéfico para sua organização.

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