Loja Virtual: como as grandes empresas usam gamificação?

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Não tem como negar: o processo de compra e venda evoluiu muito de alguns anos para cá em loja virtual. Alinhada com diversas inovações tecnológicas, a internet tem influenciado profundamente a forma como buscamos, comparamos e adquirimos bens de consumo. Pivô de toda essa revolução, o e-commerce continua a inventar recursos para atrair mais clientes. E este post fala justamente de uma dessas novidades: a gamificação.

Você se lembra de como era ir para o shopping e passar horas e horas em busca de um produto específico, entrando e saindo de lojas? Só existiam 2 possibilidades para o fim dessa jornada: felicidade pela missão cumprida ou desapontamento pelas mãos vazias. Pois esse sufoco acabou.

Quando as compras migraram para o digital, a procura passou a ser de site em site, em vez de loja virtual em loja virtual, o que já facilita bastante o processo. No entanto, o resultado continuou se traduzindo em sucesso ou insucesso, só que agora de uma maneira muito mais complexa. Quer entender melhor do que estamos falando? Então acompanhe!

O conceito de gamificação na Loja Virtual

Trata-se basicamente de um conjunto de técnicas que empresta elementos de jogos para gerar interação e engajamento dos usuários. Na loja virtual, esse processo de ludificação das compras tem como principais objetivos aumentar o número de vendas e alcançar a tão sonhada fidelização dos consumidores.

As partes básicas de um jogo em Loja Virtual

Para entender melhor como a gamificação funciona e por que ela é considerada uma tendência no comércio online atual, vamos estudar separadamente as partes fundamentais de um jogo, ok?

Desafio da Loja Virtual

Dos jogos mais tradicionais aos eletrônicos, todos apresentam um obstáculo a ser superado em uma dada dificuldade. Essa é a base essencial para gerar a sensação de satisfação alcançada pelo triunfo.

Instrução para loja virtual

Um game precisa de regras claras, por meio das quais os jogadores aprendem a se comportar dentro daquele ambiente competitivo criado especialmente para eles. E não basta simplesmente saber o que deve ser feito. Também é preciso entender como a missão pode ser realizada.

Recompensa chegando na sua loja virtual

Muitas e muitas vezes, jogamos pelo simples prazer de vencer, não é mesmo? Entretanto, quando existe um incentivo a mais, a probabilidade de nos esforçarmos além do básico também aumenta. Justamente por isso, um bom jogo costuma ter mais de uma recompensa em caso de vitória — como pontos de melhoria ou reputação.

A importância dos objetivos na Loja Virtual

A forma como a transferência da lógica sistemática dos games (com desafios, instruções e recompensas) será feita para dentro do ambiente de vendas de um e-commerce dependerá, claro, do objetivo da empresa. Nesse contexto, assim como toda ação de marketing, é necessário estabelecer objetivos para possibilitar a mensuração estratégica dos resultados. Defina primeiro, portanto, o que você espera alcançar com essa metodologia.

Logicamente, a finalidade macro da gamificação será a expansão dos negócios e o aumento dos lucros, mas isso deve ser esmiuçado em objetivos menores e mais palpáveis — como dobrar a frequência de compras por clientes em X meses, aumentar as vendas no boleto até Y%, elevar a permanência dos usuários no site em Z minutos e assim por diante.

A gamificação na Loja Virtual

Muitas empresas (com atuação no Brasil e no exterior) já fazem uso dessa prática em seus sites. Em maior ou menor em escala e também com objetivos e estratégias diferentes, esses sites empregam diferentes elementos dos games para melhorar a experiência do usuário e alavancar seus negócios. Confira!

Emblemas de reputação na loja virtual

Essa tática é inspirada em diversos jogos online em que os usuários recebem emblemas e denominações de acordo com suas conquistas. Essa ideia de evolução é muito atraente e ajuda a manter os jogadores motivados a avançar. Existe também um apelo para a exclusividade e o status em um ambiente de interações sociais, como um game online.

No e-commerce, essa prática pode ser vista em diversas lojas. A Envato Market, por exemplo, é um marketplace para desenvolvedores web que permite a venda e a compra de temas, plugins, códigos e muito mais. Nessa plataforma, consumidores e empresas afiliadas recebem qualificações em seus perfis de acordo com o número de compras e vendas, o tempo de uso, o nível de inventividade, as conquistas comerciais e por aí vai.

A ideia por trás dos emblemas é criar um vínculo de confiança. Ao desenvolver uma iconografia classificatória, as empresas acabam por facilitar transações financeiras, que antes poderiam ser impedidas por puro receio.

Programas de fidelidade na sua loja virtual

Em muitos jogos (principalmente nos de RPG, sigla para Role-Playing Game), é bastante comum o conceito de pontos de experiência. Tais pontos servem como moeda de troca, com a qual os usuários podem adquirir novas habilidades, armas e aperfeiçoamentos dos mais diversos.

Podemos citar como exemplo dessa configuração no comércio eletrônico o Dotz. Clientes participantes do programa de fidelidade adquirem pontos ao comprar em negócios parceiros, que podem ser lojas físicas e também grande players do e-commerce nacional e mundial — como Lojas Americanas, Submarino e Amazon.

Depois de acumular Dotz (nome da moeda do programa), é possível realizar a troca por diversos itens, como passagens áreas, crédito para celular, ingressos para cinema muitos outros produtos. Nesse caso, as empresas parceiras ganham um diferencial na mente dos consumidores, enquanto o público recebe um incentivo a mais para comprar desses locais.

Promoções especiais usadas em loja virtual

Uma boa competição precisa de certo esforço e paciência para ser vencida. Pensando nisso, a loja virtual Woot inventou um sistema promocional diferente: apenas um produto é ofertado por vez, sempre com quantidade limitada e com preço especial, tática que cria um senso de urgência e também desperta curiosidade nos usuários.

A lógica é mais simples do que pode parecer: uma vez que um produto diferente é colocado em oferta a cada novo dia, os consumidores se sentem praticamente obrigados a visitar o site com frequência para conseguir a mercadoria desejada por um bom preço.

Sistemas de combos loja virtual

Prática comum também nas lojas físicas, o sistema de combo encoraja os clientes a comprarem uma quantidade maior de uma mesma empresa. Uma vez dentro do site, o usuário recebe possibilidades de combinações que resultam em descontos, o que também tende a gerar uma sensação de vitória no consumidor. Diversas corporações já usam essa prática, como as lojas eletrônicas Centauro e Netshoes.

Como você pôde ver, a gamificação dispõe de muitos recursos e pode trazer diversos benefícios para loja virtual. Contudo, é preciso realizar um trabalho com planejamento e acompanhamento profissional, sem esquecer de mensurar os resultados e fazer adaptações quando necessário. Pronto para o jogo?

 

Para ter mais informações e aumentar suas vendas, fale com a equipe da IVS. Conheça também o nosso Facebook para conhecer mais sobre a IVS Loja Virtual.

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