As principais datas para Loja Virtual em 2018

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Datas importantes para Loja virtual que irão te ajudar a organizar seus projetos para 2018 e estruturar novas estratégias para a sua Loja Virtual. Temos algumas dicas iniciais que você deve seguir o ano inteiro no planejamento de campanhas e um calendário especial. Confira:

  • Já que estamos começando o planejamento, é válido pensar em opções de embalagem e cartão para seu cliente presentear. Em datas especiais, estes detalhes podem ser um diferencial e encantar o consumidor.
  • Comece a planejar todas as campanhas com cerca de 1 mês de antecedência.
  • Planeje-se em relação à logística de reposição de estoque de produtos, sempre que grandes datas do e-commerce estiverem chegando.
  • Toda mudança de estação é interessante para lançamento de produtos nos e-commerces de moda, não esqueça!
  • Grandes promoções e datas comemorativas são oportunidades para os lojistas que atuam nos marketplaces em geral. Prepare-se com preços competitivos e condições, confira seu estoque, e entre em contato com o marketplace para saber as ações que eles estão programando.

Conheça as principais datas para Loja Virtual 2018:

30 de Janeiro – DIA DA SAUDADE

Dia famoso para ações de remarketing na sua loja virtual. Uma data ótima para recuperar clientes inativos e carrinhos abandonados com condições especiais. Cerca de 81% dos carrinhos são abandonados e 46% dos clientes que voltam finalizam a compra na loja virtual após receber descontos. Aproveite, invista em email marketing promocional, ofereça benefícios aos clientes, ofereça promoções exclusivas para quem já comprou em sua loja virtual, cupons de desconto ou brindes especiais. Faça campanhas em tons saudosistas e relembrando seu cliente da importância que ele tem para você e da falta que ele faz!

12 e 13 de Fevereiro – CARNAVAL

Esta é uma data importante para planejar, principalmente as questões logísticas da loja virtual. O maior feriado do país tem grande impacto nas entregas pois muitas cidades tem carnavais de rua e realmente param durante a data, e até no atendimento, por conta do feriado e da equipe reduzida na época. Como ficará seu atendimento na loja virtual? E suas entregas? Além de organizar sua equipe, entre em contato com seus parceiros logísticos e confira como será o expediente deles durante o carnaval. Caso seja necessário, recalcule as estimativas de prazos e deixe claro ao cliente.

08 de Março – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Oportunidade para criar campanhas voltada ao público feminino. Aproveite para trabalhar a imagem da sua marca já que a data homenageia e representa as lutas femininas por melhores condições de vida, trabalho, e pelo direito de voto. Então produtos diversos devem ser direcionados aos clientes da sua loja virtual. Uma ótima opção são cupons para que as próprias mulheres possam escolher seus presentes e até e-mails com descontos para elas.

15 de Março- DIA DO CONSUMIDOR

Aqui o foco realmente são as promoções e liquidações! Data fundamental para mostrar o quanto seu consumidor é importante e trabalhar relacionamento. A comunicação deve ser forte tanto no site quanto por e-mail, lembrando que loja virtual comemoram também o dia 16 como dia do consumidor. Em 2016, o faturamento neste evento foi de R$ 271 milhões, com mais de 685 mil pedidos contabilizados e em 2017 cresceu 30%. As categorias de produtos mais vendidas foram a de Livros, Eletrodomésticos, cosméticos e perfumaria e os descontos chegaram a até 60%. Planeje-se para oferecer descontos atrativos e não ficar atrás da concorrência na sua loja virtual.

01 de Abril – PÁSCOA

Data importantíssima para o comércio brasileiro. Ela movimenta desde o e-commerce religioso, utensílios de cozinha, decoração e embalagens, eletrodomésticos, alimentação e brinquedos. Faça uma comunicação festiva e aposte na experiência do consumidor e no visual para vender mais.

28 de Abril – DIA DO FRETE GRÁTIS

Data conhecida no Brasil há vários anos, é uma campanha de adesão dos marketplaces e e-commerces em geral. É importante não ficar de fora. Para não sair no prejuízo o planejamento é tudo, faça parcerias com empresas de logística e transportadoras, ofereça o frete grátis apenas para regiões específicas ou para compras acima de um determinado valor. Como os consumidores têm uma visão negativa do frete, (67% entendem o valor como algo negativo nas compras online), esta data é fundamental para impulsionar vendas, atrair e fidelizar clientes. Invista principalmente em roupas, cosméticos e perfumaria e artigos para o público feminino, pois muitos clientes aproveitam para comprar os presentes do Dia das Mães nesta data.

13 de Maio – DIA DAS MÃES

Data muito expressiva para vendas, esta campanha deve ter um tom emotivo e você pode aproveitá-la para alavancar as vendas, atrair novos consumidores e fidelizar clientes. Não esqueça que o público-alvo da campanha não é só feminino, todas as pessoas compram presentes para as mães.

Em 2016, foram vendidos R$ 1,62 bilhão para o Dia das Mães, foram cerca de 4 milhões de pedidos com ticket médio de R$ 402. Quanto aos produtos, vale tudo, em 2016, as cinco categorias de produtos mais vendidas foram: Eletrodomésticos, Moda/Acessórios, Livros, Telefonia/Celulares e Casa/Decoração. Itens de vestuário, cosmético e perfumaria também estão em alta nessa época, mas as mulheres são diversas, então você pode explorar todos os tipos de mães: nerd, jovem, esportista, tecnológica, que gosta de livros, que gosta de culinária, mães vaidosas, mães que gostam de viajar e muitas outras. Trabalhe experiência de compra e aumente seu ticket médio oferecendo pacotes de produtos, indicações de produtos relacionados e fazendo concursos culturais.

Você escolhe o tom da comunicação para se destacar! Como na data a maior parte das compras é para presente, vale investir em embalagens e cartões, e claro, planejar com cuidado a logística de entrega e prazo. Oferecer entrega rápida é uma ótima alternativa para não perder os consumidores que deixaram para comprar de última hora.

25 de Maio – DIA DO ORGULHO NERD

O dia mais esperado do público que adora leitura, videogames, e todos os artigos nerds e geeks. Com grande atuação na internet, esse público é heavy user de redes sociais e do comércio digital. As melhores campanhas que ganham destaque, tem teor divertido e menções ao universo de HQs da Marvel e DC Comics, Star Wars, games diversos e muitos outros. Os produtos a serem trabalhados vão desde eletrônicos à vestuário. Invista nas redes sociais para manter uma interação com este público.

12 de junho- DIA DOS NAMORADOS

O que falamos para o Valentine’s Day também vale aqui. Campanhas com clima romântico, site personalizado, campanhas em redes sociais e produtos voltados aos casais! Vale aproveitar o início do inverno para vender itens de vestuário, calçados além de produtos personalizados para cada tipo de namorado, kits para casais e promoções “leve dois”.

12 de Agosto – DIA DOS PAIS

Assim como o Dia das Mães, é uma data especial para presentear. Voltada ao público masculino, a data conta com a venda de diversos segmentos como Moda e acessórios, Livros, Telefonia e Celulares, Eletrodomésticos, Cosméticos e Perfumaria. No ano passado os ítens mais vendidos foram eletrônicos como smartphones – são os presentes favoritos para os pais – seguido por tênis, relógios de pulso e vinhos. Aposte em campanhas criativas, para todos os tipos de pais, em experiência de compra como embalagens para presente, produtos relacionados, kits especiais e não erre com os prazos. E-mail marketing e redes sociais são boas ferramentas para divulgação de suas campanhas. O pós-venda também é muito importante para fidelizar o cliente.

15 de Setembro – DIA DO CLIENTE

Uma data especial para fidelização. Aproveite para fazer ações de remarketing com e-mails de desconto, cupons exclusivos, e brindes especiais. Dê o frete grátis ou algum outro benefício como presente, fazendo ofertas de valor ao cliente. Faça uma campanha com o conceito de presentear seu cliente para que ele se sinta especial.

12 de Outubro- DIA DAS CRIANÇAS

Data principal para venda de brinquedos durante o ano é uma das principais do segundo semestre. As campanhas devem chamar atenção dos pais para o universo infantil. Não se esqueça que a publicidade infantil tem regras específicas, portanto, cuidado. As vendas giram em torno de itens como brinquedos, roupas, acessórios e hoje em dia até tecnologia. Você pode segmentar seus produtos por idade, sugerir produtos aos seus consumidores por e-mail marketing, divulgar itens, ou fazer kits de produtos, pois muitas pessoas compram presentes para mais de uma criança. Vale pensar num frete especial para quem levar grandes quantidades.

23 de Novembro – BLACK FRIDAY

A data necessita de todo a atenção para o planejamento de comunicação, estoque e logística. As taxas de conversão deste período chegam a 120%. É importante a negociação com fornecedores e parceiros de logística com antecedência de 3 meses. Em 2017, segundo o Ebit, a Black Friday gerou faturamento de R$ 2,1 bilhões para o e-commerce em, alta de 10,3% em relação a 2016. O número de pedidos cresceu 14%, de 3,3 milhões para 3,76 milhões. As categorias de produtos mais vendidas são Eletrodomésticos, Telefonia/Celulares e Eletrônicos.

Para estratégias de comunicação e de venda, é fundamental utilizar uma linguagem clara com o cliente e com a escolha de quais produtos serão trabalhados com descontos. Os marketplaces fazem um congelamento de preços na data, então caso não queira participar da Black Friday, recomendamos que zere seus estoques entre 90 e 60 dias antes do evento, (o período exato dependerá das regras do marketplace em que você atua). Otimize suas operações e prepare sua equipe de atendimento para o maior fluxo. Não engane seus clientes, programe-se para dar descontos reais aos consumidores e assim manter sua credibilidade e bom relacionamento com o público.

26 de Novembro – CYBER MONDAY

A segunda-feira após a sexta de Black Friday também é marcada por descontos para loja virtual que desejam estender as promoções por um período maior, principalmente no setor de eletrônicos. Deixe os lançamentos para o Natal e aproveite para queimar os estoques. Não esqueça de fazer uma campanha com produtos diferentes do que estavam em promoção da Black Friday, assim, você atrai novos consumidores e promove a recompra dos clientes que estiveram na loja há poucos dias. Invista no remarketing e tente recuperar carrinhos abandonados pelos consumidores na Black Friday.

25 de Dezembro – NATAL

É hora de trabalhar bem a comunicação e se destacar dos concorrentes. Tematizar a loja virtual, redes sociais e sua comunicação é indispensável! Não só o preço está em alta nesta data, mas também a experiência de compra. As vantagens para o consumidor como frete grátis e a garantia da entrega na data prevista, ajudam a evitar problemas com entrega, embalagens e outros. Organize-se com bastante antecedência sua loja virtual, reponha seu estoque e lembre-se que este é um momento de trabalhar os segmentos diversos da loja virtual. Defina bem as regras de troca e devolução de produtos, pois essas informações ajudarão a equipe de atendimento.

26 de Dezembro – BOXING DAY

Evento do primeiro dia útil após o Natal, é a última promoção do ano e ideal para queimar os estoques restantes do Natal. Crie uma estratégia de vendas atrativa e saiba que muitos clientes farão as trocas de itens do Natal ou utilizarão vale-presentes recebidos , então esteja com a equipe de atendimento preparada.

 

Para ter mais informações e aumentar suas vendas, fale com a equipe da IVS. Conheça também o nosso Facebook para conhecer mais sobre a IVS Loja Virtual.

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